Pesquisa Escolar na Internet - Problema ou solução?

31/08/2011 14:08

A internet é o meio mais democrático de divulgação da informação em uso nos dias atuais. Seu uso pode fornecer desde informações do dia a dia até as mais sofisticadas informações de uma profissão ou conteúdo de estudo. Contudo, é bom ficar atento a certas práticas que vem sendo utilizadas de forma a escapar as responsabilidades inerentes ao estudo.                                                                    

Todo aluno em alguma época do seu currículo é chamado a fazer um trabalho de pesquisa. Em tempo não muito distante, tudo que se pesquisava era tirado dos livros de nossas bibliotecas, jornais ou revistas. Com a chegada da internet, esta pesquisa ficou bem mais fácil. Basta escrever o assunto a pesquisar em um site de busca, e pronto, toda pesquisa se visualiza na tela do computador como passe de mágica.

 

Onde esta o problema? Até ai, nada demais, pelo contrario, a internet facilitou o uso da informação. Com a chegada de novas tecnologias é preciso que os responsáveis pela educação também se aprimorem ou estamos fadados a sermos meros copiadores e coladores (Ctrl+C; Ctrl+V) É preciso que os professores atentem para o fato de que os alunos aprenderam rápido a usar as novas ferramentas, mas de maneira a burlar a enfadonha tarefa de ler, resumir e escrever. Tenho visto muitos alunos simplesmente copiarem e colarem textos da internet sem o mínimo cuidado de formatar ou mesmo ler o que estão copiando.

 

O que fazer? Simplesmente abolir o trabalho digitado? Acabar com os trabalhos que valem nota? Não! É o momento dos avaliadores também se aprimorarem. Ou se pede trabalho manuscrito para os alunos mais jovens, assim evitando o (Ctrl+c;Ctrl+V), e para os mais grandinhos se impõe uma formatação já os preparando pra o futuro, onde a ferramenta da informática estará presente o tempo todo. ou fechamos os olhos e vemos alunos mau preparados avançarem não por mérito, mas por malandragem.

 

Porque já não incluir estes jovens nas rotinas do futuro, ou seja, aprendendo desde já o que é uma formatação de texto. Assim teremos jovens mais bem preparados para o mundo selvagem que é a busca do primeiro emprego.

 

Vejo inúmeros jovens fazendo currículo onde colocam noções básicas de informática como atributo, mas na realidade pagam pra que alguém faça este currículo porque não sabem usar a ferramenta.

 

Sempre achei que em muitas vezes um trabalho de pesquisa é mais enriquecedor do que uma aula comum e rotineira, contudo é preciso preservar o sentido original da pesquisa, ou seja, estudar o tema abordado por diversos ângulos diferentes.

 

Senhores educadores, não sou formado em coisa alguma, apenas observo meus jovens clientes e estou repassando o que acho ser uma informação pertinente a um bom futuro de nossos jovens.

 

Pesquisa na internet SIM.    CTRL+C e CTRL+V NÃO!